Que bom falar com você outra vez! Tenho certeza de que todos estão bem; ainda que o único motivo seja estarem firmes em sua fé naquilo que não está se manifestando em sua vida no momento, se é que há alguma coisa. Então está tudo bem, certo? Vamos começar por Goiânia… |
No momento, temos 23 acolhidos e 20 colaboradores. Nada mal, considerando que temos muitos bebês lá. |
Recentemente, eles foram passear no parque com as crianças mais velhas e, enquanto estavam lá, o comandante da Polícia Militar aterrissou no meio do parque! Todos ficaram muito animados e correram até lá, onde tiraram fotos e até entraram no helicóptero! Que empolgação!
Agora temos uma voluntária que dará aulas de inglês para aqueles que quiserem aprender, e todos amaram a novidade.
Outra boa notícia é sobre um bebê de um ano de idade que recebemos, e não conseguia andar quando chegou, mas agora já começou a dar os primeiros passos sozinho.
Mas também temos algumas notícias tristes. Dois dos nossos adolescentes tiveram dengue e precisaram ser levados ao pronto-socorro. Como muitos de vocês já sabem, a dengue e várias outras doenças transmitidas por mosquitos aqui no Brasil podem ser bem perigosas. Basicamente, não há tratamento para elas, e em geral a recomendação é que o paciente fique em repouso até melhorar, sendo que a resposta e o tempo de recuperação são diferentes para cada pessoa. Há casos graves de dengue que podem levar à morte, portanto, não é algo que deva ser tratado levianamente, mas a taxa de mortalidade é de menos de 1%.
[A título de curiosidade, fiz uma pequena pesquisa para vocês (também conhecida como busca no Google) sobre o que os centros de controle e prevenção de doenças dizem: “Até 400 milhões de pessoas são infectadas com dengue, aproximadamente 100 milhões de pessoas ficam doentes devido à infecção e 40.000 morrem em decorrência de casos mais graves da doença. Quase metade da população mundial vive em áreas com risco de dengue, a doença viral transmitida por mosquitos que se espalha mais rapidamente em todo o mundo. As mortes ocorrem principalmente entre crianças, e acontecem em mais de 100 países, incluindo Américas, Ásia, África e Austrália. Ah, e ela causa principalmente sintomas semelhantes aos da gripe, a menos que seja a dengue grave.]
Embora o abrigo esteja com a lotação máxima recomendada por lei, a vara da infância pediu que recebêssemos mais três meninos por um curto período, para a própria segurança dos garotos. Mas um bebê e um menino que já moram no abrigo estão em processo de adoção. Ficamos sempre tão gratos quando brasileiros cuidam das crianças do seu próprio país através da adoção!
Agora vamos para…
Em dezembro do ano passado, no abrigo de São Luís, recebemos um bebê de 1 ano e 11 meses totalmente sem coordenação motora. Ele não conseguia sustentar o próprio pescoço nem se sentar sozinho. A equipe o levou à fisioterapia, e com o cuidado e apoio dos cuidadores, hoje ele já consegue se sentar, segurar seus brinquedos e até engatinhar sozinho. Toda a equipe se empenhou muito para ajudá-lo, e todos estão muito felizes com seu progresso.
Em dezembro do ano passado, recebemos um bebê de 1 ano e 11 meses totalmente sem coordenação motora. Ele não conseguia sustentar o próprio pescoço nem se sentar sozinho. A equipe o levou à fisioterapia, e com o cuidado e apoio dos cuidadores, hoje ele já consegue se sentar, segurar seus brinquedos e até engatinhar sozinho. Toda a equipe se empenhou muito para ajudá-lo, e todos estão muito felizes com seu progresso.
Projeto Contraturno em São Luís:
Temos 68 crianças lá, sendo 21 no turno da manhã e 47 no da tarde, e 8 colaboradores.
Um voluntário se comprometeu a vir todas as quartas-feiras para dar aulas de xadrez às crianças, que adoram a atividade. Através dela, estão aprendendo raciocínio estratégico, concentração, memorização e desenvolvendo processos de pensamento lógico. As crianças também gostam muito de jogar entre si.
A fim de avaliar o progresso das crianças, demos a elas um questionário para responderem sobre o quanto entenderam da leitura do último livro que leram. O resultado mostrou que era necessária uma revisão para: aprender as vogais, formas geométricas, adição e sequências numéricas.
Neste mês, trabalhamos o princípio de gestão. As crianças aprenderam que podem ser bons mordomos através das suas ações, que devem cuidar, proteger e preservar as coisas que Deus nos dá, porque Ele nos confiou cada uma delas, e principalmente a serem bons mordomos dos dons que Deus nos deu e usá-los para o bem dos outros (ver 1 Pedro 4:10).
Obrigado a todos pelo amor contínuo, orações e apoio a nós e às crianças sob nossos cuidados. Somos muito gratos e amamos cada um de vocês.