Dezembro 2023

Você se lembra das comemorações do Dia das Crianças, que mencionamos na última newsletter?

Bem, alguns voluntários foram até nosso abrigo em Goiânia naquele dia e perguntaram se poderiam realizar os sonhos das crianças.

Obviamente, dissemos que sim.

Quando perguntaram às crianças o que elas mais queriam, a maioria pediu bicicletas, especificando o modelo e a cor exata que desejavam. Imagine a surpresa de todos quando aqueles voluntários chegaram com duas carretinhas cheias de bicicletas, uma para cada criança e adolescente, e ainda duas de sobra, para as próximas crianças que chegarem!

As crianças aprenderam por experiência própria sobre a bondade e a provisão do Senhor, e o quanto Ele se importa com cada uma delas.

TESTEMUNHO:

Recebemos uma criança que veio de uma cidade a cerca de 80 km de São Luís, de um lugar acessível apenas por ferry boat. Era uma criança que vivia nas ruas e dormia no cemitério, e que apresentava alguns problemas de saúde mental, provavelmente devido à grande falta de cuidado físico e emocional.

Quando chegou ao nosso abrigo, a criança estava sob efeito de doses tão fortes de remédios que só queria dormir. Mas agora, depois de passar por uma avaliação com um médico psiquiatra, sua medicação já foi ajustada. Sua única forma de comunicação era o ataque, tanto físico quanto verbal, e durante as refeições, ele não conseguia nem mesmo usar talheres, pois não tinha coordenação motora para isso, e comia direto com as mãos. (Ao saber sobre essa criança, eu me lembrei de histórias como Tarzan ou Mogli.) 

Depois de três meses sob os nossos cuidados, a criança expressou o desejo de fazer uma videochamada com seus pais e irmãos, pois estava com muita saudade. E ao se verem, todos se emocionaram muito.

 Toda a nossa equipe tem se dedicado para enchê-lo de amor e carinho. E para ajudá-lo ainda mais, principalmente na socialização, começaram a levá-lo ao projeto contraturno. Hoje, já temos notado uma melhora impressionante nessa criança: no seu relacionamento com a equipe e com as outras crianças, na forma como ele já demonstra cuidado e respeito pelos outros; e até na comunicação, usando palavras como por favor, obrigado, de nada etc.

Ficamos muito felizes quando podemos compartilhar com vocês testemunhos como esse, pois vocês têm um papel muito importante nesse cuidado contínuo com cada um desses pequeninos.

No mês passado, no projeto contraturno em São Luís, as crianças aprenderam sobre  e sobre Davi e Golias.

Também aprenderam alguns exercícios de respiração e relaxamento para ajudá-las a relaxar e controlar seus batimentos cardíacos, a fim de baixar o nível de estresse. 

Que habilidade incrível para uma criança aprender! Seria bem útil se a maioria dos adultos aprendesse isso quando criança; provavelmente nos economizaria muito estresse e ansiedade desnecessários.

No último mês, enviamos fotografias da inauguração do nosso novo abrigo em Americana. No entanto, não contamos a vocês quantas pessoas importantes estavam lá, como o juiz da vara de família, o prefeito e seu assessor, a secretária de assistência social (que foi uma das pessoas que contribuiu para que abríssemos um abrigo em sua cidade) e várias outras pessoas ligadas à rede de assistência social na cidade. Como a própria secretária nos contou, ela e uma colega, também funcionária do município, fizeram uma oração numa ocasião em que precisavam desesperadamente de um lugar para colocar mais crianças, mas não havia vagas, e “coincidentemente” encontraram alguém que conhecia alguém que nos conhecia e, então, “de alguma forma” todos se conectaram. 

A gente ama essas boas histórias de Deus, não é mesmo?

Desde a inauguração, a equipe está trabalhando para finalizar toda a documentação necessária para que as crianças possam vir logo. 

Enquanto isso, eles também estão se capacitando, principalmente através de um treinamento ministrado por uma psicóloga especialista em comportamento infantil, que está ensinando nossa equipe a lidar com o comportamento das crianças com uma abordagem que não recorre a punições e está dentro dos princípios da Nova Aliança. Ela tem treinado as equipes em todos os nossos abrigos e projetos contraturno, e quando eles começam a aplicar os métodos, ficam extremamente gratos por esses ensinamentos.

No projeto contraturno em Parnamirim, durante uma atividade com os meninos, um de nossos principais colaboradores construiu uma lâmpada de madeira e explicou a eles que Jesus faz a diferença em nossa vida, mas somos nós que precisamos nos conectar com Ele para sermos a luz para o mundo, assim como a lâmpada se conecta à eletricidade, permitindo que nossas luzes brilhem para que o mundo possa ver.

Nós da BKK estamos trabalhando muito, como sempre. Estamos cheios de sonhos, visões e entusiasmo. Sabemos que tudo o que fazemos por um dos pequeninos, fazemos diretamente por Jesus. 


E queremos agradecer muito a você por fazer parte disso.
Escanear o código