
É difícil acreditar que mais um ano novo está chegando! O tempo realmente está voando. Bem, espero que todos vocês tenham tido um período maravilhoso de descanso e um tempo precioso com a família e os amigos durante as festas de fim de ano.
FELIZ ANO NOVO! É o desejo de todos nós para todos vocês.
Desta vez, temos um testemunho, algumas notícias felizes e uma notícia triste para relatar. Tentarei manter esta newsletter curta, pois é a primeira do ano, e a maioria das pessoas provavelmente ainda está cansada de todas as festividades dos últimos meses.
De acordo com a legislação brasileira, uma criança sob a guarda de seus pais (ainda que retirada por causa de cuidados inadequados – por qualquer que seja o motivo) não pode ficar mais de um ano e meio em uma instituição. Ao fim desse período, ou os pais perdem a guarda ou a criança deve ser enviada de volta para viver com membros da família imediata ou extensa.
É claro que, na prática, na maioria das vezes, esse prazo parece ser mais uma sugestão do que uma lei de fato.
Em um de nossos abrigos, tínhamos um grupo de três irmãos cujo prazo legal para permanecer em uma instituição estava chegando ao fim, mas os pais não estavam aptos a recebê-los de volta devido ao uso contínuo de drogas, e ninguém da família paterna ou materna se ofereceu para ficar com as crianças.
Foi marcada uma audiência para determinar a destituição de paternidade e colocar as crianças no Sistema Nacional de Adoção para aguardar uma família adotiva, o que poderia levar anos, SE é que realmente aconteceria com os dois mais velhos, que já têm 10 e 13 anos.
Mas, literalmente, 10 minutos antes do início da audiência, três tios se apresentaram (paternos e maternos) e expressaram seu desejo de ficar com as crianças.
E o resultado foi o seguinte: em 16 de dezembro, os dois mais velhos foram morar com parentes maternos no Tocantins, e em 17 de dezembro, o mais novo, de 7 anos, foi morar com um tio paterno no estado do Piauí.
Os tios estão mantendo contato para garantir a possibilidade de os irmãos passarem algum tempo juntos, talvez durante as férias.
Antes de ir, o irmão mais velho contou um sonho que havia tido apenas dois dias antes da audiência: “Sonhei por duas noites seguidas que Deus disse que eu e meus irmãos sairíamos do abrigo”.
Projetos Contraturno:
Desde 2022, todos os anos as crianças daqui leem Reinaldinho vai ao Céu (a experiência que Reinhard teve com o céu, escrita para crianças), e adoram, pois dizem que não imaginavam que histórias assim pudessem ser tão cativantes.
No início deste ano, quando Reinhard os visitou, uma das crianças mencionou que adoraria ter seu próprio exemplar do livro. Reinhard prometeu fazer isso acontecer e, como presente de Natal, cada criança recebeu seus próprios exemplares dos dois livros da série – Reinaldinho vai… e Reinaldinho volta ao Céu.
A alegria deles foi imensurável!
Projeto Contraturno em Parnamirim:
Deus realmente nos enviou algumas das melhores pessoas para trabalhar conosco aqui na Brazilian Kids Kare. Um exemplo disso é a equipe dedicada do nosso projeto contraturno em Parnamirim.
Eles não apenas cuidam de todas as crianças do Projeto diariamente, mas também realizam ações sociais para alcançar a população que vive em extrema vulnerabilidade na região, morando em casas construídas às pressas para se protegerem das intempéries.
E por serem instaladas de forma ilegal, às vezes, o governo entra em cena e desocupa comunidades inteiras para usar a terra para seus próprios fins, forçando as pessoas a se mudarem, como aconteceu no mês passado, no local em que a equipe costumava fazer algumas ações.
Isso é o que restou depois que as pessoas foram forçadas a se mudar:

A nova comunidade e a última ação social:



Durante o tempo em que nossa equipe esteve visitando as pessoas que moravam na primeira comunidade, eles conheceram e fizeram amizade com um jovem de 18 anos chamado Gabriel.
Na última vez em que se encontraram com ele, falaram sobre Jesus, e ele expressou o desejo de que orassem por ele. No dia seguinte, ele foi morto a tiros por um membro de uma gangue rival.
Essa é a verdadeira realidade dos jovens adolescentes aqui no nordeste do Brasil.
Desculpem-me por terminar este boletim informativo com uma notícia triste, mas essa também é a realidade com a qual convivemos diariamente aqui, especialmente no Nordeste, onde a pobreza é maior.
Aqui está um vídeo nosso mostrando um pouco do que foi feito em 2024 através da BKK:
Também estamos trabalhando em um relatório de fim de ano, que será divulgado em fevereiro, para compartilhar com você alguns dos aspectos mais positivos do trabalho.
Até lá, continuem abençoados e seguros e, mais uma vez, obrigado por sua fidelidade contínua em ler nossas atualizações.