Agosto 2024

Este mês, vamos falar sobre os abrigos mais novos e um novo projeto contraturno que será inaugurado em breve.

     Vamos começar revisitando o abrigo em Americana.
     Atualmente, temos 22 crianças morando lá, e gostaríamos de começar com o testemunho de uma delas, uma menininha de um ano. Ela foi afastada da mãe, que é muito jovem, mas vem visitá-la uma vez por semana. Durante a visita, a equipe conversava com ela na intenção de convencê-la de que poderia dar uma vida melhor para a filha, diferente da que sua mãe lhe deu quando a abandonou por causa do uso de drogas. Devido a esse apoio, a mãe se reconciliou com o pai da criança e, juntos, estão no processo de reunir a família. 

     Temos também duas irmãs, com 5 e 12 anos, cujos pais se separaram; o pai ficou na cidade de São Paulo, onde moravam, e a mãe se mudou para Americana, a cerca de uma hora de carro da capital. Porém, devido à dependência química da mãe, os órgãos de assistência social precisaram afastar as crianças e as trouxeram para nosso abrigo. 

A irmã mais velha chegou ao abrigo com muita raiva e rebeldia. Mas desde sua chegada, cerca de 4 meses atrás, seu comportamento mudou significativamente. O amor, o cuidado e a dedicação da equipe que a amou pacientemente e lhe ensinou sobre o perdão desempenharam um papel crucial na sua transformação. Ela era muito agressiva com sua irmã, outros acolhidos e funcionários, mas passou a proteger sua irmã e demonstra ter um vínculo de muito amor com ela. No início, ela falava que, quando crescesse, encontraria o pai para matá-lo; mas perdoou o pai e agora fica ansiosa para falar com ele quando ele liga, e está aberta às suas visitas. Quando chegou, se dizia umbandista e jogava a Bíblia no chão; agora, ela pede para ir à igreja e expressou o desejo de ser batizada. Através do amor e apoio que recebeu no abrigo, descobriu a esperança e a possibilidade de um futuro mais brilhante. 

Desde janeiro deste ano, assumimos oficialmente outro abrigo, chamado Lar Renascer, onde atualmente acolhemos 8 crianças/adolescentes. Ele fica na cidade de Artur Nogueira, estado de São Paulo, a cerca de 45 minutos de Americana. 

     Em junho, um rapaz que já foi acolhido no abrigo voltou para visitar os meninos e meninas que agora vivem lá. Ele queria incentivá-los contando a eles a sua história, falando como superou as dificuldades, e que, apesar de todas os obstáculos que enfrentou, Deus enviou anjos para a sua vida que o ajudaram a vencer e a tornar-se uma boa pessoa. Hoje, ele tem um apartamento e um carro, trabalha para uma empresa local, viaja, passeia e está bem nutrido. Ele os encorajou e motivou a superar os obstáculos e a saber que, por mais difícil que seja a situação, Deus está sempre conosco. Agora, esse rapaz está no processo de apadrinhamento de um dos jovens de 16 anos que se inspirou na sua história. Esse adolescente tinha um casal que anteriormente queria apadrinhá-lo, mas desistiu devido aos seus problemas de comportamento. 

Atualmente, temos dois adolescentes que trabalham em empregos nas proximidades do abrigo, e têm suas próprias contas bancárias. A equipe sempre ensina educação financeira àqueles que começam a trabalhar, incentivando-os a poupar uma parte dos seus salários, para que, quando tiverem de sair do abrigo, tenham algum dinheiro poupado para começar a nova vida.

Nosso novo projeto contraturno em Penedo, no Estado de Alagoas, está localizado num dos cinco estados mais pobres do Brasil. 

     Está instalado numa comunidade quilombola, habitada predominantemente por descendentes de africanos escravizados, e caracteriza-se por um forte senso de herança cultural e vida comunitária. A comunidade local tem desafios econômicos significativos, com acesso limitado a recursos e serviços, e atualmente é carente de programas para crianças. 

     A construção foi concluída no mês de julho, a equipe administrativa já foi contratada, e a contratação de professores e cozinheiro acontecerá no início de setembro. O Projeto terá capacidade para 100 crianças entre 5 e 12 anos por turno (matutino e vespertino), e a previsão para a data de início de operação é 2 de outubro. No momento em que esta newsletter está sendo escrita, enfrentamos alguns contratempos devido a problemas na instalação elétrica, mas cremos que tudo estará pronto até a data prevista para abertura.

Esperamos que tenha gostado das notícias deste mês, e estamos ansiosos para contar mais no próximo mês.


Escanear o código