Setembro 2024

Temos boas notícias em Teresina. Neste ano, muitas crianças foram adotadas ou voltaram a morar com a família – 15 no total! Mas, no último mês, também recebemos duas irmãs: uma de 2 anos e a outra de 4 meses de idade. Então, agora temos 13 crianças morando no abrigo.

Um dos bebês que acolhemos, de um ano e meio, chegou sem nenhum movimento nas pernas. Ele fez várias sessões de fisioterapia, que terminaram dia 6 de agosto, e agora está correndo pela casa toda. Somos muito gratos a Deus e à nossa equipe amorosa, cuidadosa e dedicada por esse milagre improvável, mas real! Veja abaixo.

Em agosto, alguns dos acolhidos participaram de um culto para crianças numa Igreja Batista na cidade, e no final da celebração, algumas das crianças foram à frente para entregar a vida para Jesus. No dia seguinte, uma das meninas, de 6 anos, foi ao culto com uma mulher que é como uma madrinha para ela. Durante o culto, a menina disse que queria ouvir Jesus, e a madrinha lhe disse para pedir a Ele. Mais tarde, durante um momento de oração, a menina se emocionou, e quando a madrinha lhe perguntou se havia sentido algo, ela disse que sim, mas não quis explicar. Então, após o culto, a caminho do almoço, a menina contou que estava com lágrimas nos olhos porque, como ela disse, sentiu que Jesus falou para ela em seu coração que Ele a ama.

Atualmente em Americana temos 21 acolhidos na casa, sendo que dois adolescentes estão no processo de reintegração à família.

Uma das adolescentes fez 15 anos, e como todos sabem, esse é um aniversário muito importante para uma menina. Não é a maioridade oficial, mas é como se ela estivesse entrando na vida adulta.

Recentemente, uma das meninas estava com dificuldade para desembaraçar o cabelo, então pediu a alguém da equipe para ajudá-la. Mais tarde, numa videochamada com os pais, ela disse que se sentiu amada e cuidada pela equipe porque eles a ajudaram a pentear o cabelo e pelo fato de alguém ter dado ouvidos aos seus sentimentos naquele momento. Os pais ficaram muito tocados e agradeceram à equipe pelo cuidado e apoio para com a filha.

Em Goiânia, também temos 21 acolhidos.

As crianças estão recebendo aulas de reforço, que são de grande ajuda para os que enfrentam dificuldades nos estudos, especialmente aqueles que ficaram fora da escola por muito tempo. O desenvolvimento dos bebês também tem sido estimulado com histórias contadas a partir de livros interativos apropriados para cada idade.

Tantas pessoas no mundo ocidental não dão o devido valor ao acesso que têm à educação, não o consideram um privilégio. Porém, em muitos lugares aqui no Brasil, para grande parte da população menos favorecida, essa oportunidade não é garantida. Como era o caso de um grupo de irmãos que chegou ao nosso abrigo; sem documentos, eles não conseguiram frequentar a escola por três anos. De fato, muitas das crianças que chegam até nós não têm certidão de nascimento ou qualquer outro tipo de documento, e sem isso é impossível ser matriculado em alguma escola. Mas com a ajuda da polícia local, conseguimos obter os documentos de identidade dos irmãos, que foram matriculados imediatamente. No primeiro dia de aula, assim como em todos os dias desde então, eles ficaram muito empolgados por poderem ir à escola e aprender novamente. Estamos muito felizes por poder ajudá-los, assegurando-lhes aquilo que é deles por lei – o direito à educação.

Uma adolescente chegou ao abrigo com ataques de ansiedade tão intensos a ponto de precisar de medicação, então, a equipe conversou e orou por ela, explicando sobre a bondade de Deus e Seu poder para curar. Desde que chegou ao abrigo, ela já fez tanto progresso que já pôde reduzir sua medicação. Recentemente, logo que acordou, ela foi falar com a coordenadora do abrigo para dizer o quanto ela estava empolgada e se sentindo bem, e obviamente, todos nós estamos muito contentes com o progresso dela e com o que Deus já fez na vida dela até agora. O trabalho diário com essas crianças e adolescentes é árduo, mas Deus sempre opera e traz auxílio na área em que cada uma delas precisa.

Projeto Contraturno em Penedo 

     Agora que a construção já foi concluída, demos início ao processo de inscrição das crianças para que possamos começar o trabalho. O local terá capacidade para atender 100 crianças por turno (matutino e vespertino), com 5 salas de aula, incluindo uma sala de informática. A equipe já trabalhará a partir de 2 de setembro, e as aulas terão início no dia 9 de setembro, mas dia 6 de setembro as crianças já virão para um dia de brincadeiras e atividades para se conhecerem antes de começarmos oficialmente o projeto, cuja inauguração oficial acontecerá no dia 30 de setembro. 

Projeto Contraturno em São Luís 

     Temos 99 crianças inscritas neste projeto. 

     Atualmente, elas estão estudando sobre honra, respeito e temor, baseado em Romanos 12.10 e 1 Pedro 3.15. A honra é um reflexo da imagem de Deus em cada um de nós, portanto, devemos honrar a todos. Colocando esses valores em prática, estamos demonstrando nosso amor por Deus e pelos outros, construindo relacionamentos saudáveis e vivendo uma vida que agrada a Ele. 

Projeto Contraturno em Penedo 

     Como muitas crianças estão interessadas em aprender xadrez, compramos mais tabuleiros, e agora mais crianças podem jogar ao mesmo tempo durante as aulas que um voluntário continua ministrando semanalmente. As crianças gostam tanto de jogar xadrez!

Essas foram as notícias deste mês, e esperamos que vocês tenham gostado da leitura sobre o que está acontecendo em alguns dos nossos abrigos e projetos contraturno. Nós nos despedimos por aqui, já ansiosos pelas ótimas notícias que daremos no próximo mês. Fiquem ligados! 


Escanear o código